quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Características básicas do Ser Humano

Nós, seres humanos, temos a seguinte classificação Biológica

Reino: Animal( Animalia)
Filo: Cordados(Chordatha)
Sob Filo: Vertebrados
Classe: Mamíferos(Mammalia)
Ordem: Primatas(Primates)
Família: Hominídeos(Hominidae)
Gênero: Homo
Espécie: Homo sapiens
Nós somos animais e, por esse motivo,  heterótrofos, isto é,não produzimos nosso próprio alimento, ou seja, não fazemos fotossíntese.
Os cordados (Chordata, do latim chorda, corda) constituem um filo dentro do reino Animalia que inclui os vertebrados, os anfioxos e os tunicados. Estes animais são caracterizados pela presença de uma simetria bilateral, notocorda, sistema digestório completo, um tubo nervoso dorsal, fendas branquiais e uma cauda pós-anal, em pelo menos uma fase de sua vida.

Os vertebrados (do latim Vertebratus, com vértebras) constituem um subfilo de animais cordados, compreendendo os ágnatos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro.
Outras características adicionais são a presença de um sistema muscular geralmente simétrico (a simetria bilateral é também uma característica dos vertebrados) e de um sistema nervoso central, formado pelo cérebro e pela medula espinal localizados dentro da parte central do esqueleto (crânio e coluna vertebral).
Os mamíferos (do latim científico Mammalia) constituem uma classe de animais vertebrados, que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias que, nas fêmeas, produzem leite para alimentação dos filhotes (ou crias), e a presença de pêlos ou cabelos. São animais endotérmicos ou (homeotérmicos) (com exceção do rato-toupeira-pelado) , (ou seja, de temperatura constante, também conhecidos como "animais de sangue quente"). O cérebro controla a temperatura corporal e o sistema circulatório, incluindo o coração (com quatro cavidades). Possuímos viviparidade obrigatória (exceto nos monotremados), os embioes se desenvolvem dentro do útero de nossas mãe protegidos e nutridos pela  placenta.
Os primatas são os mamíferos que compõe a ordem Primates, onde estão incluídos os micos, macacos, gorilas, chimpanzés, orangotangos, lêmures, os babuínos, os seres humanos e outros hominídeos. O polegar, ou dedo opositor, também é uma característica mas não é exclusiva dos primatas (os gambás também têm polegares). Alguns macacos têm os polegares apenas nos seus pés e não nas mãos
Hominídeos:  é a família a qual pertencemos(ler no link do winkpéia) somos dotados de um cérebro desenvolvido, polegar opositor e somos bípedes, diferente dos demais mamíferos.
Ainda vivemos em sociedade e desenvolvemos a linguagem para nos comunicamos, por esse motivo somos seres sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário